A líder indígena, que foi destaque em encontro do presidenciável Lula quando veio ao Amazonas, ganha reforço na reta final de municípios do interior do Estado

Assessoria de Comunicação

A líder e ativista indígena, Vanda Witoto, candidata à deputada federal pelo partido Rede Sustentabilidade, se aproxima da reta final das eleições 2022 visitando vários municípios do Estado do Amazonas, como São Paulo de Olivença, Umuriaçu, Atalia do Norte, Amaturá, Bejamin Constant, Belém dos Solimões, Santo Antônio do Içá.

No Sul do Amazonas, a líder que ficou conhecida mundialmente durante a pandemia da covid-19 ao ser linha de frente e buscar recursos médicos e alimentar para o Parque das Tribos e demais pessoas que precisavam, visitou também os municípios de Humaitá e Manicoré no Sul do Estado.

Vanda vai destinar, se eleita, as emendas parlamentares para a construção de hospitais, creches e escolas; fiscalizar o orçamento público para o combate à corrupção; vai atuar na linha de frente contra os ataques aos povos indígenas e ao meio ambiente; fortalecer a economia do Estado utilizando os recursos da floresta de forma sustentável.

“Serei a voz do povo do interior do Amazonas e da capital, vou apresentar à população leis de interesses a todas e a todos, precisamos investir em uma Zona Franca que seja conectada com a floresta”, comenta a líder que também é profissional da saúde e também professora no Parque das Tribos.

O cacique geral do povo Witoto em Amaturá, Alberto Vargas, em meio às lembranças da jornada do povo witoto, a liderança indígena declarou apoio do povo Witoto para a Vanda, durante a visita da candidata na comunidade Colônia. “A Vanda tem que vencer. Pode ir, Vanda”.

Conheça Vanda Witoto

A ativista indígena, Vanda Witoto ficou mundialmente conhecida durante a pandemia do Coronavírus e assumiu um papel de protagonismo durante a crise sanitária. Diante do genocídio que ameaçava os indígenas que não tinham acesso à saúde e aos paramentos básicos para se proteger contra o vírus, a técnica de enfermagem se uniu a outras lideranças do Parque das Tribos, e mobilizou a população local e provocou o poder público para salvar muitas vidas em sua comunidade.

Junto com várias lideranças, Vanda montou uma unidade de apoio à saúde em enfrentamento à COVID e à crise do oxigênio com doações. Na falta de equipamentos de proteção, junto com a sua mãe e outras mulheres, comprou tecido, cortou e costurou máscaras que foram doadas à comunidade. E fez do próprio carro ambulância para levar as pessoas da comunidade que apresentavam sintomas da doença.

Em reconhecimento por seu trabalho, Vanda foi a primeira pessoa a ser vacinada no Amazonas, como profissional de saúde e mulher indígena. O momento ficou eternizado em sua memória e nas várias páginas dos jornais que divulgaram Vanda vestida com sua roupa tradicional Witoto, recebendo a primeira dose da vacina CoronaVac, no dia 18 de janeiro de 2021.

Na candidatura, as principais propostas de Vanda como deputada federal estão a garantia do direito constitucional dos povos indígenas; fortalecimento do SUS; fortalecer a educação pública, defesa da Ciência, Tecnologia & Inovação; incentivo às políticas públicas culturais; incentivo da Bioeconomia na Amazônia.

Saiba mais sobre Vanda Witoto e suas propostas aqui: https://vandawitoto.com.br/

*Siga Vanda Witoto nas redes Socias:*

vandawitoto.com.br

Instagram: @vandawitoto

Twitter: @VandaWitoto

YouTube: Vanda Witoto

Tik Tok: vandawitoto

Assessoria de Comunicação

92 98143-9640

92 99297-2663