A candidata à Câmara Municipal de Manaus pela Rede Sustentabilidade, Vanda Witoto, encontrou-se com a atleta paralímpica Mariah Castro, medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris e recordista das Américas em halterofilismo na categoria até 67 kg. Em um bate-papo emocionante, Vanda e Mariah trocaram experiências de vida e se comoveram com as dificuldades que ambas enfrentaram para chegar onde estão.

Mariah, acostumada a conquistar vitórias e a levar a bandeira do Amazonas para competições internacionais, relembrou os desafios diários que enfrenta para continuar treinando e superando recordes. “Além das muitas portas na cara, enfrentei e ainda enfrento problemas como o transporte, que todos os dias eu preciso pegar dois ônibus para chegar ao local de treino, e as dificuldades de acessibilidade em Manaus, que nunca são resolvidas. Sem contar a falta de apoio ao esporte e à população com deficiência”, disse Mariah, que já competiu em países como Dubai, mas lida com obstáculos em sua própria cidade. “Às vezes, nem consigo conduzir minha cadeira de rodas pela rua da minha casa por causa dos buracos e das calçadas disformes”, relatou.

Para Mariah, o esporte deveria ser tratado pelo poder público como um aliado fundamental da educação e da saúde. “Ainda tenho esperança de que, um dia, possamos contar com uma infraestrutura melhor para que eu possa continuar subindo no ranking e levando o nome do Amazonas cada vez mais longe”, disse a atleta, que sonha com mais apoio e visibilidade para o esporte paralímpico.

Vanda Witoto, indignada com tantos obstáculos enfrentados por uma atleta de alto rendimento e medalhista paralímpica em Manaus, destacou a importância de descentralizar as oportunidades esportivas e culturais na cidade. “É inacreditável que atletas como a Mariah, que trazem tanto orgulho para o nosso estado, ainda passem por isso. Tenho propostas para descentralizar o esporte e a cultura, criando mais centros de treinamento nas diversas zonas de Manaus, especialmente nas periferias. Queremos que nossa cidade seja acolhedora e estimulante para nossos atletas, artistas, estudantes e cidadãos”, afirmou Vanda.

A candidata também ressaltou a necessidade de um maior incentivo público para que conquistas como a medalha de bronze de Mariah em Paris possam se tornar cada vez mais frequentes. “Queremos uma Manaus brilhante, onde talentos como o de Mariah sejam incentivados e tenham o apoio necessário para continuar crescendo. Obrigada por não ter desistido do seu esporte e obrigada por perseverar, mesmo com tanta dificuldade”, concluiu Vanda.

Mariah conta que, após a conquista inédita nos Jogos Paralímpicos de Paris este ano, foi convidada pela Câmara Municipal de Manaus para uma audiência. “Achei que poderia vir um anúncio de recursos para apoiar os atletas ou algum projeto novo de inclusão social e esportiva a pessoas com deficiência, mas não! Os vereadores só queriam uma foto com a medalha de Paris 2024 e uns tapinhas nas costas”, lamentou.

Sobre Vanda

Vanda começou sua trajetória de luta há 10 anos, no Parque das Tribos, periferia de Manaus, onde desenvolve projetos de educação, cultura, saúde, meio ambiente e empreendedorismo, que foram reconhecidos em prêmios nacionais e internacionais pelo seu impacto positivo na comunidade.

Em 2022, candidatou-se, pela primeira vez, ao cargo de deputada federal e fez história ao conquistar 25.545 votos no Amazonas e 17.623 votos em Manaus. A partir daí, tornou-se uma das lideranças do Amazonas com maior influência local, nacional e internacional. Atualmente, Vanda Witoto é pedagoga formada.

A candidatura de Vanda Witoto a Vereadora de Manaus é o principal destaque da chapa formada pela Federação PSOL-REDE.

Contato: 92 98214-6808
Imagens: Nathalie Brasil