A área do Porto da Manaus Moderna, uma das portas de entrada para a cidade de Manaus, está abandonada. Lixo e poluição nas águas, pessoas em situação de vulnerabilidade e ocupação irregular são, hoje, parte que compõe o cenário, agravado pela fumaça que encobriu a cidade nesta terça-feira, 27/08, é o que constatou a ativista ambiental e líder indígena, Vanda Witoto, candidata a vereadora pela Rede Sustentabilidade, em visita ao local. Ao andar pela orla da cidade, Vanda expressou sua indignação com o estado de abandono e descaso que encontrou no local, que deveria ser um dos principais cartões postais da capital amazonense.

“Aqui no Porto da Manaus Moderna, que deveria ser um símbolo de boas-vindas para quem chega à nossa cidade, é, na verdade, um retrato do descaso com a natureza e com as pessoas que vivem nesse entorno. É revoltante ver as condições sub-humanas em que famílias inteiras, muitas delas indígenas e negras, são obrigadas a viver. Elas convivem diariamente com o lixo acumulado, urubus sobrevoando, e um rio que deveria ser fonte de sustento, mas que está morto e poluído. Manaus, que de Moderna não tem nada!”, disse.

Vanda também criticou a falta de ações por parte do poder público, destacando que grande parte dos vereadores que compõem a Câmara Municipal de Manaus defendem “a família”, mas questionou quais famílias estão, de fato, sendo protegidas e amparadas. “Quando falam em defesa da família, é importante perguntar: de quais famílias estamos falando? As famílias que vivem às margens dos igarapés e em áreas portuárias são esquecidas e negligenciadas. São corpos indígenas e negros que, historicamente, foram retirados das suas terras e agora sobrevivem em condições precárias, invisíveis para aqueles que deveriam cuidar da nossa cidade”, comentou.

A candidata reforçou que, se eleita, pretende atuar para que a vida ao longo dos rios e das áreas portuárias seja tratada com dignidade. “Essas pessoas precisam ser vistas e cuidadas. O poder público tem a responsabilidade de garantir que todos tenham acesso a uma vida digna. Precisamos mudar isso e reverter esse cenário de abandono com políticas públicas que priorizem essas comunidades esquecidas”, ressaltou Vanda.

Vanda Witoto reafirma seu compromisso em atuar por uma Manaus mais justa e inclusiva, onde todas as famílias, independentemente de onde vivam, tenham seus direitos respeitados e sejam tratadas com dignidade.

Sobre Vanda Witoto

Vanda Witoto  começou sua trajetória de luta há 10 anos, no Parque das Tribos, periferia de Manaus, onde desenvolve projetos de educação, cultura, saúde, meio ambiente e empreendedorismo, que foram reconhecidos em prêmios nacionais e internacionais pelo seu impacto positivo na comunidade.

É a líder indígena mais votada da história de Manaus. Em 2022, candidatou-se, pela primeira vez, ao cargo de deputada federal e fez história ao conquistar 25.545 votos no Amazonas e 17.623 votos em Manaus. Mesmo sem ser eleita, tornou-se uma das lideranças do Amazonas com maior influência local, nacional e internacional. Atualmente, Vanda Witoto é pedagoga formada.

A candidatura de Vanda Witoto a Vereadora de Manaus é o principal destaque da chapa formada pela Federação PSOL-REDE, que trabalha com a perspectiva de até duas cadeiras, com o objetivo de fortalecer as ideias de sustentabilidade, meio ambiente e clima, no poder legislativo.