Umas das pautas da líder indígena Vanda Witoto como candidata à deputada federal, conhecida mundialmente como símbolo da resistência durante a pandemia, é a busca por melhores formas de preservar a Amazônia, investindo em economia verde, um dos pontos apontados pelo candidato Lula

Assessoria de Comunicação

Vanda Witoto, líder e ativista indígena, candidata à deputada federal foi destaque durante o encontro com o candidato à presidência da república Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpriu agenda em Manaus na quinta-feira, 31 de agosto. Durante o evento, Vanda e Lula dialogaram em vários momentos sobre pautas urgentes da Amazônia.

A líder indígena, que é profissional da saúde, conversou com o ex-presidente sobre as pautas da bancada do cocar, as quais ela almeja levar ao Congresso Nacional, como políticas públicas para os povos indígenas, saúde, e proteção da Amazônia com uma bioeconomia sustentável.

Durante o discurso, o ex-presidente Lula falou sobre a responsabilidade de o Governo Federal precisar assumir as ações nacionais sobre mudanças climáticas e sobre os povos originários.

“A gente vai criar um Ministério dos povos originários para que a gente possa permitir que aqueles que vieram antes de nós tenham a responsabilidades maior de cuidar da conservação da Amazônia. Precisamos cuidar da nossa floresta, da nossa fauna, da nossa água, mas sobretudo temos que cuidar do nosso povo”.

Umas das pautas de Witoto, que foi conhecida mundialmente como símbolo da resistência dos povos indígenas, é a busca por melhores formas de preservar a Amazônia, investindo em economia verde.

“Precisamos construir uma sociedade onde a floresta viva em harmonia com os povos, e consigamos extrair dela recursos de forma sustentável. A Bioeconomia é uma das formas que podemos gerar recursos sem impactar o meio ambiente da forma que vem sendo impactado”, comenta a líder.

Para Lula, agora, a sociedade já se deu conta de que o planeta está exigindo de mais responsabilidade de cada um. “O mundo não está mais para brincadeira. As mudanças climáticas estão acontecendo todo dia. É gelo derretido, furação onde não tinha, ou seja, significa que alguma coisa não esta sob controle, aí nós temos que assumir responsabilidade, porque nós somos passageiros mas precisamos garantir que o planeta seja eterno”, finaliza o presidenciável.

Sobre Vanda Witoto

Vanda Witoto é símbolo da resistência e esperança dos povos amazônidas, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19, e hoje, leva ao mundo as questões urgentes da Amazônia, como a proteção dos povos originários e da Amazônia. A ativista já estampou diversos jornais e revistas referências no mundo, como o The Guardina, Elle, Vogue, entre outros.

A denominação de Vanda Witoto significa “formiga brava”, uma referência ao seu clã de saúvas e ao inseto que é sinônimo de cooperação, trabalho árduo e vida em comunidade. Definição que se aplica tão bem à mulher indígena que aos 34 anos já é uma líder para o seu povo e tantos outros amazonenses.

Siga Vanda Witoto nas redes Socias:

Instagram: @vandawitoto

Twitter: @VandaWitoto

YouTube: Vanda Witoto

Tik Tok: vandawitoto